O que é gamificação e como pode influenciar na interação dos eventos?
- Evento TECH
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

A tendência da produção de eventos corporativos como forma de construir a identidade de uma empresa vem se consolidando nos últimos anos. E a gamificação em eventos contribui e muito para essa estratégia. Em eventos corporativos internos por exemplo, são essencialmente ações estratégicas de comunicação interna, em busca de disseminar a cultura, valores e alinhamentos organizacionais.
A grande questão é a forma como essa disseminação é pensada e realizada. Estratégias de comunicação interna em eventos corporativos, que sejam apenas informativas, correm o risco de não atingirem grande adesão e de deixar de engajar os colaboradores no nível necessário, para que sejam determinantes em futuros comportamentos e desempenhos.
É fundamental entender como essa estratégia é realizada, sendo assim, abaixo, será possível entender essa questão:
Aplicação de gamificação em eventos corporativos internos
O principal argumento de ações de gamificação em eventos é o de que emoções acontecem durante suas realizações. Ou seja, quando um funcionário é exposto a um sistema de tarefas, passagem de níveis e recompensas, sua atenção tende a ser despertados.
A gamificação em eventos não é diferente, ele deve servir como estímulo para a participação ativa e engajamento espontâneo dos participantes, com tudo que está sendo informado, debatido e até aproveitado, nos momentos de lazer.
Veja a seguir alguns exemplos de ações de gamificação que podem ser realizadas fisicamente ou através de canais digitais, como aplicativos de eventos:
Networking: independente do evento em questão a ser realizado para um grupo restrito ou para colaboradores, diminuir a distância e aproximar o contato entre eles é sempre algo positivo para a empresa. Assim como, habilitar canais e elaborar ações de gamificação nesse sentido pode potencializar muito as interações entre diferentes participantes;
Quizzes: o conhecimento a respeito da empresa pode ser testado entre seus colaboradores de forma quantitativa através de quizzes. Além da diversão na competição, a empresa irá dispor de uma melhor visualização a respeito das percepções de seus colaboradores;
Perguntas e respostas: durante apresentações e palestras sobre conteúdos técnicos ou estratégicos, o estímulo ao envio de perguntas e votações das mais relevantes em troca de pontuações, contribui para melhor assimilação e debate dos conteúdos, o que caracteriza maior eficiência na comunicação estratégica do evento;
Feedbacks: para a organização de um evento, ter bons e realistas feedbacks em relação a relevância das atividades, qualidade dos palestrantes e outros aspectos é fundamental para a mensuração do sucesso. Posteriormente, também serve como guia para ações de comunicação mais assertivas. Estimular os colaboradores, com ações de gamificação, a praticar as avaliações e recomendações também pode ser uma geração de valor para a organização do evento.
Não existe uma regra ou formato padrão de estratégias de comunicação envolvendo gamificação em eventos que dará certo em qualquer evento corporativo interno. Perfis de colaboradores, setores de atuação ou tamanhos de equipes são diferenciais que cada organizador deve estar atento.
Antes de querer elaborar essa estratégia, é necessário fazer um diagnóstico do posicionamento atual da empresa, para entender qual aspecto tem a maior necessidade de ser trabalhado e então começar a planejar uma dinâmica pensada especificamente para o evento em questão e os colaboradores que lá estarão.
Quer investir em um sistema completo de Gamificação?
Então não perca tempo entre em contato no contato@mkt-trade.com.br, (11)3772-0473 (9h às 17h) ou visite nosso site https://www.mkt-trade.com.br e confira todos os nossos cases.
Comments